quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Geografia: A Ciência da Complexidade


 simbolos da geografia
Símbolos da geografia - fonte:profalana.blogspot.com 
        

   

 Muita gente pensa que a geografia é um conjunto de informações didáticas sobre mapas, países, rios, cidades, capitais, Estados, entre outros. Há ainda quem pense que por ser uma disciplina integrante do currículo escolar em todos os sistemas de ensino, ela deve ser vista como ciência " decorativa", ou seja, é preciso decorar os nomes e conteúdos. Veremos hoje que o conhecimento geográfico vai muito além disso.

     A Geografia é muito complexa e abrangente, pois seu campo de estudo envolve inúmeros assuntos humanos e naturais que estão em constante dinamismo. Para compreender melhor o que é a ciência geográfica, é ideal entendermos primeiramente o que é o pensamento complexo.


dirigindo
pessoa dirigindo - fonte:http://www.medodirigir.org/
   

 Para visualizar o que é o pensamento complexo. imagine que você está na auto escola e o seu último teste para obter a carteira de motorista é dirigir um carro de câmbio manual numa avenida hiper movimentada. Pense nos diversos movimentos sincronizados para dirigir: ligar o carro, passar marcha, olhar no retrovisor, acelerar, dar ré, frear, olhar a sinalização etc. Agora acrescente o seu instrutor falando, as buzinas dos carros, as placas de trânsito, o flanelinha jogando água com sabão no seu para-brisa, o guarda de trânsito etc.


característica do pensamento complexo -fonte:slideplayer.com.br



O pensamento complexo aborda dentro do mesmo assunto um "leque" enorme de ideias que relacionam-se, complementam-se, divergem-se. Segundo Edgar Morin (2001: p.429,432;433) "O pensamento complexo parte dos fenômenos simultaneamente complementares, concorrentes, antagônicos, respeita as coerências diversas que se associam em dialógicas ou polilógicas e, por isso, enfrenta a contradição por vias lógicas. O pensamento complexo é o pensamento que quer pensar em conjunto as realidades dialógicas/polilógicas entrelaçadas juntas (complexos)" O pensamento complexo abandona a ideia de controle e dominância absoluta sobre o objeto em estudo. Ele faz oposição ao pensamento da simplificação que " opera por redução ( do complexo ao simples), rejeição (da eventualidade, da desordem, do singular, do individual), disjunção (entre os objetos e o seu ambiente, entre sujeito e objeto)". Morin ( 2001 apud Souza, 2008).


A Geografia, atualmente, é considerada a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano. Estuda a sociedade e a natureza, com o foco sobre a maneira com que essas se relacionam e o consequente processo de organização do espaço terrestre. Entretanto, Não é o objeto de estudo que a diferencia dos demais saberes científicos. O que confere ao estudo geográfico a sua especificidade é o conjunto de conceitos que vão definir a orientação de seus estudos, dos quais se destacam: a paisagem, a região, o território, o lugar e as redes. Ela utiliza uma abordagem horizontal (comutativa com as outras ciências), complexa (abarca diversas variáveis) e interdisciplinar.

protesto contra a falta de saúde e escola - fonte:www.livreimprensa.com.br


 A ciência geográfica possibilita às pessoas entender o mundo e relacionar os diversos acontecimentos com seu cotidiano. Ela contribui com a formação do cidadão crítico, capaz de refletir e de emitir opiniões sobre uma ampla variedade de assuntos, possibilitando uma "leitura de mundo" mais complexa.


As dicas de leitura sobre esse assunto são : A Inteligência da Complexidade, por Edgar Morin e o artigo do Professor Dr. do Instituto de Geografia da UFU ( Universidade Federal de Uberlândia) Vicente de Paulo da Silva, Nas Trilhas da Pesquisa: O Mais Importante É Saber “Por que?”



E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

       Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.


E lembre-se:
Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário