domingo, 27 de dezembro de 2015

Você sabia que para a Geografia não existe apenas uma escala de tempo?


 Olá pessoal. Hoje iremos falar sobre o tempo. Aliás, sobre os tempos.

 Além da concepção de tempo dos relógios e dos calendários (tempo cronológico), aos quais estamos acostumados, pois os utilizamos diariamente para marcar um encontro,  aniversário, consultar o médico, existem outras formas de escala de tempo. 

 Dentre as mais utilizadas temos as escalas: geológica, histórica, cronológica, psicológica e meteorológica. 

 O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra, e também, aos fenômenos que propiciam as mudanças na crosta terrestre.

 É a escala de tempo utilizada para datar, por exemplo, a formação das cadeias montanhosas :Andes (América do Sul) ,Montanhas Rochosas (América do Norte), Alpes (Europa), Serra Madre (América Central), Atlas (Africa), Himalaia (Asia).


Mapa da cadeias montanhosas no mundo. Fonte:http://geogcatasendogenas.blogspot.com.br/
Escala geológica. Fonte:https://marcosbau.files.wordpress.com 


 O tempo histórico está relacionado às mudanças nas sociedades humanas. Tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. Esse tempo revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo.
Escala histórica de 1490 a 1535. Fonte:http://4.bp.blogspot.com

 Tempo Cronológico: é aquele que pode ser contado, agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. É o tempo registrado nos calendários.

Relógio de parede. Fonte:http://3.bp.blogspot.com/

 O tempo psicológico é o tempo que a pessoa assume interiormente; é o tempo filtrado pelas suas vivências subjectivas, muitas vezes carregado de densidade dramática. É o tempo que se alarga ou se encurta conforme o estado de espírito em que se encontra.

Mulher cavalgando no relógio. Fonte:http://www.culturamix.com/
 Tempo meteorológico é o estado da atmosfera num determinado momento, que pode ser interpretado sob a percepção popular que podem considerar a atmosfera como quente ou fria, úmida ou seca, calma ou tempestuosa, limpa ou nublada. O tempo pode ser referir, geralmente, às mudanças cotidianas na temperatura e na precipitação, onde o clima é o termo empregado para se referir às condições atmosféricas médias ao longo de um período mais prolongado de tempo.

Definição do tempo meteorológico. Fonte:http://image.slidesharecdn.com/

 Ok! Mas qual é a melhor escala de tempo a se usar?

Dependerá de qual seja o seu foco de estudo. 

 Se queremos estudar o solo de determinada área. O mais indicado é o uso da escala de tempo geológica, para determinar os processos ocorridos na formação do solo (pedogênese).

 Entretanto se quisermos compreender o processo de formação de uma dada cultura, por exemplo o cultivo de milho no México. O ideal seria utilizar a escala de tempo histórica, pois assim, poderemos detalhar os processos sociais que levaram esse povo a cultivar o milho.

 Agora se o objetivo é saber a percepção de tempo do individuo. Por exemplo, num mesmo trajeto de viagem temos: um passageiro de ônibus público, num dia ensolarado como o que temos no Rio de Janeiro, e um passageiro de transporte privado. É bem possível que o passageiro do ônibus público pense que sua viagem foi mais "longa". Devido aos diversos "baques psicológicos" enfrentados no percurso: ônibus lotado, sem ar condicionado, barulhos e sons irritantes etc. Diferente do outro, ar condicionado, assento confortável, sem barulhos e sons irritantes etc. Para o segundo provavelmente a viagem parecerá mais rápida do que para o primeiro.

 Pessoal, esse tema é muito interessante, assim com também é importante. Como dicas de leitura sobre o tema abordado temos os artigos: "A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos"; Noção de Espaço e Tempo em Geografia e o dossiê Breve Ensaio Sobre o Conceito de Tempo Histórico.

  O objetivo deste blog é suscitar o debate e enriquecer a discussão sobre a ciência geografia em seus diversos aspectos que se relaciona ao cotidiano. Participe enviando comentários e questionamentos.

 E lembre-se: Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário