terça-feira, 22 de março de 2016

Geografia da população Parte l

   Esta postagem da início ao nosso estudo sobre a Geografia da População. Já vimos alguns dos principais conceitos geográficos, tais como: espaço geográfico, paisagens geográficas, região, lugar, território. Caso tenha dúvida ou esteja inseguro acerca de alguns dos conceitos citados, é interessante revê-los primeiro  e depois retornar aqui.

    Ter clareza sobre os conceitos já estudados favorecerá uma melhor compreensão dos novos conteúdos que estão por vir. Pois a aprendizagem ocorre como se fosse uma rede, ou seja, um ponto que se liga a outro, que se liga a outro, portanto é importante fazer correlações e estabelecer elos para que a reflexão sobre o novo assunto que iremos abordar tenha consistência.

     Antes de entramos propriamente no tema, reflita sobre os termos " geografia" e "população".  Procure encontra o sentido da população para a geografia. 

"Você pode colaborar compartilhando a sua reflexão nos comentários". 

     Observe que em nossos trajetos diários sempre lidamos com pessoas. Encontramos gente nas mais diversas situações: brincando, trabalhando, conversando, estudando etc. 

    As pessoas estão sempre fazendo alguma coisa, e para isso utilizam um ambiente. Assim elas vão imprimindo marcas nos espaços e os espaços também vão deixando marcas nelas, de maneira que, em muitos casos, os lugares são identificados pelo que as pessoas realizam neles.


fábrica de roupas. Fonte:http://produtospararevenda.net/wp-content/uploads/2015/03/produtos-revenda-melhores-f%C3%A1bricas-compra.jpg

escola. \fonte:http://www.jcnet.com.br/banco_imagem/images/nacional/escola1.jpg
"As imagens ajudam a ver essa relação entre espaços e pessoas".

O que estuda a Geografia da População

    Esse ramo do conhecimento geográfico identifica e analisa os fenômenos que se reproduzem no espaço, visando compreender as múltiplas relações que se estabelecem entre as pessoas na dinâmica que envolve a sociedade, os recursos ambientais e os meios técnicos existentes.

   Sabemos que as populações no mundo apresentam diferenças em múltiplos aspectos, como gênero (sexo masculino e feminino), traços fisionômico (etnias), idade (crianças, jovens, adultos e idosos). É possível dizer que essas diferenças são biológicas, mas também socioculturais.

Mulheres de diferentes etnias. Fonte:http://www.belezanapontadosdedos.com.br/wp-content/uploads/2015/04/etnias-diferentes-e-o-diabetes.jpg
"A figura acima nos mostra como o nosso planeta é populacionalmente semelhante e diferente"


Assim, aos aspectos biológicos agregam-se a organização cultural, política, econômica e territorial da sociedade, que repercutem, por exemplo no número de pessoas empregadas (população economicamente ativa), no número de pessoas que se deslocam de um lugar para outro e nas razões e consequências dessa mobilidade (migração), no número de pessoas que nascem e morrem em um local (Crescimento populacional) e no número de pessoas que vivem em uma localidade e na forma como ocupam esse espaço (distribuição populacional).

     A busca pela compreensão dos fenômenos que geram essas diferenças, suas causas e consequências conduz a analise da dinâmica populacional, que na perspectiva da geografia da população é investigada a partir da espacialização dos seguintes aspectos: crescimento, migrações, estruturas e distribuição populacional. Esses aspectos serão discutidos e aprofundados em postagens futuras.

Agora assista a dois vídeo que nos mostra a importância de se estudar população. 






É interessante estudarmos a população, pois afinal de contas fazemos parte dela. Esperamos que nossas reflexões o ajude em seus estudos sobre a geografia da população. Retomaremos em postagens futuras a esse tema tão importante, principalmente nos dias atuais em que a população mundial já ultrapassa os 7 bilhões de habitantes.

 Enriqueça a discussão do tema abordado com sua participar pelos  comentários.

E lembre-se: Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário