Eu me lembro, quando criança, como ficava fissurado no seriado infanto-juvenil Castelo Rá-Tim-Bum que era exibido pela TV Cultura. Num determinado momento do programa tinha o quadro "Passarinho, que som é esse?" com os pássaros musicistas. O interessante desse quadro é que nos estimula a aprender mais sobre os instrumentos musicais e seus sons. Tanto que ao escutar uma música, não era na voz do cantor que eu prestava a atenção, mas, sim, nos instrumentos musicais, pois eu queria descobrir-los pelo ouvido.
Através da Geografia, pude aprender que a música, ou melhor a sonoridade é um dos elementos que compõem a paisagem geográfica.
Mas, o que é paisagem?
Segundo o renomado geógrafo Milton Santos, é "Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço" (SANTOS, 2008, p.40).
Vamos exemplificar para entender melhor?
Com certeza, pois um exemplo, às vezes, é melhor que mil explicações.
Observe atentamente a imagem a seguir e tente enumerar a maior quantidade de elementos que compõem a paisagem apresentada.
Cidade de São Paulo Fonte:http://www.portaldepaulinia.com.br/ |
Repare nos meios de transporte e toda a sua aparelhagem, as pessoas, a vegetação, as fontes de energias (elétrica, solar, alimentar etc), a comercialização, toda a sinalização tanto a direcionada aos veículos quanto as direcionadas aos pedestres.
Imagine o cheiro desse lugar com tantos veículos parados e ligados queimando combustíveis. Os perfumes e odores exalados pelas pessoas que se aglomeram na calçada e dentro dos veículos. a sensação térmica do ambiente, parece que está frio, não?
A Paisagem também é formada por elementos de diferentes tempos históricos.Temos nessa paisagem diversos meios de trasporte: trem, ônibus, moto, carros de passeio, as pessoas andando a pé. Você acha que todos eles foram construídos ao mesmo tempo? Os primeiros trens chegaram ao Brasil no século XIX precisamente no ano de 1854; O primeiro carro a rodar no Brasil foi um Ford T 1908 de placas nº 1 de propriedade do Conde Francisco Matarazzo; Já A história da motocicleta no Brasil começa no início do século passado com a importação de muitas motos europeias e algumas de fabricação americana, juntamente com veículos similares como sidecar e triciclos com motores. Temos também pessoas de diversas idades, etnias, crenças etc reunidas nessa paisagem.
Há elementos tão comuns que às vezes nem damos importância. Por exemplo: a influência da pressão atmosférica, o clima, a fauna e a flora.
Pense agora como deve ser os sons dessa paisagem. Engarrafamento, pessoas estressadas xingando, buzinas soando alto, pessoas reclamando sobre a demora para chegar ao trabalho, bebê chorando, o jovem que não tem fone de ouvido e decide escutar a sua música favorita na caixa de som mesmo etc.
Se você pudesse escolher uma música para ser trilha sonora dessa paisagem, qual seria?
(escreva nos comentários!)
Você já parou para prestar atenção na importância dos sons que caracterizam diferentes espaços como o urbano e rural, os naturais, como o canto dos pássaros ou o som do vento nas árvores, e os originados pelas atividades humanas, como o som de um engarrafamento, ou da confusão de vozes no meio de uma multidão? (Kong, 1995)
A difusão da música na sociedade é extraordinária. Não existe uma sociedade em que não haja música. Ela está presente no cotidiano das pessoas, mesmo que servindo apenas como “trilha sonora” para atividades como o trabalho, as compras no supermercado, atividades esportivas, de lazer, cerimônias, rituais religiosos, etc. Ou seja, a música é capaz de transmitir “imagens” de um lugar, podendo servir como fonte primária para entender o caráter e a identidade dos lugares.
Por meio da música as pessoas transmitem suas experiências ambientais, seja do cotidiano ou de um fato extraordinário. Ela traz em si discussões que envolvem noções como “espaço”, e “lugar”.
As dicas de leitura sobre esse tema tão interessante são: SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE PAISAGEM: UM DEBATE ATRAVÉS DA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA, por Demian Garcia Castro - UERJ; ANÁLISE DO CONCEITO DE PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRAFIA: REFLEXÕES PARA OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, por Ana Beatriz Câmara Maciel e Fábio Daniel Pereira Marinho; O LUGAR E O SOM: ESTUDO GEOGRÁFICO DA “MUSICA GUARANI” – REFLEXÕES A PARTIR DO ENSINO, por Anedmafger Mattos Fernandes.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica construtiva.
E lembre-se: Conhecimento preso, só em biblioteca. Compartilhe!
A forma como você descreveu os diversos elemento da paisagem foi muito interessante, pois me chamou atenção para vários elementos que são invisíveis, mas estão presentes ali. E sobre o som, nunca tinha pensado nele sobre este ponto de vista. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir